DECOMMISIONING- Descomissionamento de escritórios

Com a chegada da pandemia muitos negócios foram obrigados a se reinventar, se adaptando ao formato de trabalho remoto, não fazia mais sentido continuar com espaços de trabalho grandes que demandam gastos como energia, aluguel, condomínio etc.

A solução foi adotar medidas de redução de espaço, onde as empresas decidiram devolver parcialmente salas comerciais que estariam inutilizadas durante esta fase, consequentemente reduzindo custos fixos. Com isso o termo Decommisioning (ou em tradução: descomissionamento ou desmontagem) apareceu deixando dúvidas sobre o seu significado ou aplicação. Pensando em esclarecer mais sobre o tema ainda pouco conhecido, elaboramos o texto a seguir exemplificando seus usos. Confira:

O que é Decommisioning e como o termo surgiu?                                                                                                       

O termo decommisioning ficou muito conhecido pelo processo que ocorre em usinas nucleares, bases militares americanas e plataformas de petróleo. Neste caso exige o empenho de vários segmentos profissionais, como engenharia civil, marítima e naval, tais como apoio de profissionais do meio ambiente, topógrafos e de gerenciamento de projetos e resíduos, formando assim uma equipe multidisciplinar para o trabalho em questão. Pensando nisso, o cuidado em atender cada legislação vigente sobre o tema e utilizar-se de empresas capacitadas para o processo é essencial.

Ao contrário do descomissionamento de plataformas que costuma ser longo, o descomissionamento de escritórios é bem rápido para atender as necessidades da empresa e tem como objetivo principal atender a um processo de mudança ou readequação de suas estruturas.

Descomissionamento de escritórios

O processo de descomissionamento (do inglês decommisioning), ocorre basicamente com a desmontagem de móveis e estruturas, tais como retirada e destinação ecológica dos materiais encontrados e exige eficiência e rapidez. Esse processo pode ser um grande desafio quando o cliente não busca um serviço especializado para realizar tal tarefa, tornando o processo longo, cansativo e nada eficaz.

A contratação de uma empresa especializada sabe a destinação adequada dos resíduos finais. Na maioria dos casos, os móveis utilizados na estrutura anterior, não estão aptos para acompanhar as mudanças ou serem reaproveitados, sejam pelo fator estrutural ou pelo desgaste natural. É neste momento em que se encontram as dúvidas, o que pode ser reaproveitado e o que será descartado? E mais, como descartar os antigos objetos e devolver a sala comercial nas condições solicitadas pelo proprietário?

    

    

Para realizar a desmobilização de uma estrutura comercial de forma adequada, é necessário seguir alguns passos básicos para que o processo esteja em conformidade com o contrato estabelecido pelo proprietário. São eles:

  • Análise do espaço e dos materiais encontrados– É realizado uma análise prévia do espaço e dos materiais encontrados no ambiente, entendendo a necessidade e apontando soluções.
  • Desmobilização– É neste momento que ocorre a desmontagem dos elementos encontrados, como mesas, divisórias, armários e demais mobílias. Também são separados maquinários leves como equipamentos de informática, atendendo as suas necessidades de armazenamento.
  • Separação de materiais descartáveis– Os materiais que foram desmontados serão separados da seguinte forma: os materiais que puderem ser reutilizados pelo cliente serão realocados, e os que serão descartados já recebem o destino final de acordo com as normas ambientais de descarte consciente e reciclagem.

Para minimizar os seus problemas, contratar uma empresa competente para tal atividade, faz com que o processo ocorra de maneira mais tranquila, conforme os parâmetros profissionais.

Para isso existe a Abber referência em obras e construções empresariais (B2B), com o enfoque em gestão e planejamento, com atuação nos mercados: corporativo, comercial, varejo, industrial, health care, educacional e facilities.

 

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