5S: O que é? E como aplicamos!

Certamente você já deve ter ouvido falar da metodologia 5S ou dos cinco sensos. O conceito é formado por cinco palavras japonesas: seiri, seiton, seiso, seiketsu e shitsuke

A metodologia revela-se uma solução bastante positiva utilizada na gestão a procura pela qualidade e melhoria contínua dos seus produtos, serviços e processos, objetivando através de sua aplicação uma maior eficiência e eficácia.

Eles compreendem uma redução de desperdícios, maior organização, limpeza, capacitação e motivação no canteiro de obras.

Mas hoje viemos te contar como aplicamos este conceito na prática nos ambientes que compõem a ABBER Construções (obras, estoque e escritório). Vamos lá?

 

Senso de utilização – Seiri

A aplicação do senso de utilização consiste em classificar o que realmente é necessário para a realização dos seguintes sensos, com equilíbrio e bom senso.

Para os materiais físicos realizamos a separação do que será mantido, armazenado e descartado.

Aplicados à gestão funciona como um brainstorm com as sugestões dos nossos colaboradores e apresentação com abordagem dos temas e padrões a serem implementados ou melhorias de práticas já existentes.

Mensalmente realizamos reuniões para mensurar resultados, reconhecer esforços, reforçar instruções, e adoção de novos padrões de qualidade sugeridos pelos colaboradores.

 

Senso de organização – Seiton

É neste momento em que os materiais são identificados e organizados de acordo com a prioridade de utilização.

Este senso é fundamental pois evita o desperdício de materiais. Ao organizá-lo temos atenção as características de uso e armazenagem descritos pelo fabricante, evitando falta ou excessos.

Faz-se necessários enfatizar a necessidade de obras desobstruídas para viabilizar as constantes movimentações de equipamentos e mão de obra em suas respectivas áreas de trabalho.

Aplicamos este senso em todos os nossos ambientes (escritório, depósito e obras), procuramos transferi-lo para a mão de obra contratada e fiscalizamos para que seja cumprido com rigor. Veja algumas aplicações no BackOffice:

  • Ferramentas de gestão de cronograma, para otimizar tempo, investimento e contratação de mão de obra.

  • Documentos internos com títulos e layouts padronizados que contribuem para fácil localização de informações
  • Layouts dos postos de trabalho de BackOffice em formato open space facilitando a comunicação entre equipes.

 

Senso de limpeza- Seiso

Um ambiente de obras não precisa ser sujo ou bagunçado. Por isso estamos sempre atentos a necessidade de manutenção, higienização e retirada de resíduos para o devido descarte.

 

Senso de padronização e saúde- Seiketsu

A fim de manter os outros sensos funcionando de forma padronizada, torna-se fundamental manter um suporte documental para registrar as mudanças. Funcionam como um manual de instruções e procedimentos para formar uma cultura no time de colaboradores.

 

Senso de disciplina- Shitsuke

Todo o processo é contínuo e exige disciplina.

A implementação dos 5S’s é um processo contínuo e exige disciplina, por isso é necessário que os colaboradores participem ativamente da manutenção dos sensos anteriormente citados, tornando-os uma rotina permanente no ambiente de trabalho.

Com a cultura implementada, deixamos os documentos disponíveis em rede interna para relembrar sempre que necessário ou para consulta de um novo colaborador que integra a equipe tenha acesso aos registros.

Mantemos atualizados os nossos materiais e normas, e procuramos sempre estar atentos às práticas do mercado, e ouvir sugestões dos colaboradores.

Tendo observado a forma como aplicamos estes sensos, nos diferenciamos na qualidade superior do serviço final onde o tempo é otimizado, reduzidos os ruídos na comunicação e a qualidade é garantida.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre nós? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nada. Estamos no Linkedin, Instagram e Facebook. Compartilhe este conteúdo!